A sensação é que sua casa está de cabeça pra baixo?
Procura as coisas e não encontra?
Sabe que tem mas não sabe onde está?
E não sabe por onde começar a organizar?
Organizar por etapas deixa tudo mais fácil.

Vamos à algumas dicas com todas as etapas para se organizar, que servem para qualquer ambiente da casa, seja sala, quarto, banheiro, cozinha, lavanderia, brinquedoteca, etc. Faça um ambiente por vez para não desanimar. Após iniciada a primeira etapa complete todo o processo.
1 – Triagem
É importante avaliar se tudo o que você possui realmente é utilizado ou se está em condições de uso. Aqui você poderá separar itens para doação, reciclagem, costureira, bazar, lixo, sapataria ou para outro fim que você destine.

2 – Categorização
Separe os itens semelhantes pois dessa forma você consegue enxergar o que tem e a quantidade. Mantenha separados por categorias. Você encontrará coisas que não via há muito tempo e já nem lembrava mais que tinha.
3 – Limpeza
Com tudo fora dos armários, é o momento daquela limpeza! Retire todo pó e verifique se tem mofo. Antes de guardar tudo, certifique-se que está bem seco sem nenhuma umidade. Se for necessário, utilize antimofos.

4 – Planejamento
Analisar os espaços e decidir como serão utilizados. Caso opte em utilizar organizadores e já tenha, verifique se são suficientes e eficientes pois caso contrário, se desfaça deles para não ocuparem espaço desnecessário.
Caso não tenha mas queira utilizar para auxiliar na organização, primeiro avalie bem qual e como será utilizado antes de sair comprando, se não irá acumular vários organizadores que não irão ajudar, além do desperdício de dinheiro.
5 – Implementação
Chegou a hora de tudo ir para o lugar.
No caso de roupas, avalie o que será dobrado e o que será pendurado. As colmeias são ótimas aliadas para manter a organização pois quando uma peça sair do lugar sabe para onde deve voltar.
Recomendo utilizar os gabaritos de dobras que ajudarão todas as peças ficarem no mesmo tamanho, delimitam o espaço seja em prateleiras ou gavetas e ainda deixa um visual harmônico.

Uma sugestão legal é também organizar em escala de cores, dessa forma você terá todas as peças na cor que você busca juntas facilitando a escolha pelo modelo.
Se possível, mantenha o máximo de itens em altura com acesso fácil e na parte de cima dos armários o que menos usa, por exemplo roupas de inverno, viagem, etc..
Nos banheiros, cuidado ao armazenar itens que não são aconselháveis estarem neste ambiente devido a alta umidade e por sofrerem grande variação de temperatura.

Muitas vezes por praticidade, para aproveitamento de espaço ou falta de organização, itens como perfumes, remédios, maquiagem e toalhas, são armazenados neste ambiente sendo que deveriam estar em temperatura ambiente e lugar seco, assim prolongará a vida útil deles ou evitará que se estraguem.
Na cozinha procure deixar à mão tudo que utiliza mais para facilitar o acesso. O ideal é que se mantenha um espaço para os alimentos que estão abertos e um para estoque. Alimentos abertos devem ser guardados em potes herméticos e uma boa opção é o reaproveitamento de vidros.

Cestos são ótimos para manter a ordem além de ter controle sobre o que tem evitando de sair comprando sem necessidade e sempre estar de olho na validade.
Isso vale também para a lavanderia. Você pode organizar os cestos com os produtos pelo local de limpeza, como banheiro, sala, quartos, cozinha, etc..Na hora da limpeza é só pegar o cestinho específico.
6 – Identificação
Para finalizar, se tiver uma rotuladora, faça etiquetas para identificar cada item e assim qualquer um na casa saberá o “endereço” de cada coisa. Será ótimo para manter a ordem.
Na fase inicial desta transformação é muito importante a mudança de hábitos e que toda família esteja engajada em todas as etapas para se organizar, e com o tempo farão parte da rotina trazendo harmonia e paz, afinal “Organização não é luxo, é qualidade de vida”.
Veja mais artigos sobre organização residencial clicando aqui.