Há algum tempo tive a oportunidade de organizar o closet de uma cliente que possuia uma quantidade grande de lingeries, mas cujo armazenamento favorecia que as peças se estragassem com facilidade, além de ficar muito difícil de identificar as peças de um mesmo conjunto. A solução encontrada foi o uso de colmeias organizadoras para as lingeries sem bojo, dispondo as com bojo enfileiradas diretamente na gaveta, ao lado das colmeias. Confira dicas práticas para quando você está organizando com colmeias.

Como essa solução funcionou muito no dia a dia da minha cliente, gostaria de compartilhar com vocês os vários usos das colmeias organizadoras.
No momento da organização, é importante avaliar a quantidade e tipo de peças a serem organizadas para a escolha de produtos organizadores que melhor se adequem à necessidade.
Muitas vezes, roupas ou itens de uso em geral são acomodados em pilhas que dificultam a visualização de tudo o que temos. Outro inconveniente que pode ocorrer, é que a cada vez que tiramos uma peça, a pilha acaba ficando desalinhada e ainda correndo o risco das peças ficarem amassadas, além de normalmente, por praticidade, usar sempre o que está em cima pois o que está embaixo devido ao acesso limitado fica esquecido. É a regra do que não é visto não é lembrado.
Para evitar que isso ocorra, uma ótima opção é o uso das colmeias organizadoras que facilitam o dia a dia. Podem ser usadas tanto em gavetas como em prateleiras, mantendo tudo organizado e permitindo a visualização de tudo o que se tem. Desta forma você consegue ver cada item que possui pois estarão em formato “arquivo”, ao contrário de deixá-los empilhados em gavetas que você não vê o que está embaixo ou em prateleiras que dificultam o acesso.

Existem colmeias de tamanhos variados, indicados para cada tipo de peça que será armazenada. Desde mais estreitas para peças como calcinhas, meias, roupas infantis, cuecas, biquinis, até mais largas para camisetas, sutiãs de bojo, chinelos, rasteirinhas, lenços, echarpes, roupa de academia, pijamas.
As colmeias não são exclusividade de closets mas também podem ser utilizadas na cozinha para organização de panos de prato, no banheiro para toalhas de rosto ou onde precisar, conte com elas.
Com o sistema de uso de colmeias, além do benefício de permitir que você saiba tudo o que tem, ao retirar uma peça a outra se manterá no lugar pelo fato de que possuem divisórias internas. São ótimas aliadas para manter a organização pois elas delimitam o espaço dos itens e facilitam na hora da escolha da peça.
Agora vamos à algumas dicas na hora da organização de roupas íntimas:
Calcinhas
A melhor forma de guardar as calcinhas é dobrá-las em formato envelope e se você optou pelo sistema de colmeias, coloque-as dentro das divisórias, mas caso prefira manter direto na gaveta, é só colocar uma atrás da outra em sequência.
Meias
Para as meias, a recomendação é que não se faça as famosas “bolinhas”, já que isso prejudica a durabilidade do elástico. Estas também devem ser dobradas fazendo um pequeno pacotinho e serem armazenadas da mesma forma que as calcinhas.
As dicas acima valem também para organizar as cuecas e meias masculinas.
Sutiãs com bojo
Os sutiãs de bojo deverão ficar abertos na gaveta um atrás do outro. Os que não possuem bojo, mesmo que tenham renda, podem ser dobrados ao meio,mas nunca retorcidos pois com o tempo estragará a costura, e em seguida guardados na colmeia. Junto com os sutiãs podem ser guardadas as camisetes dobradas como pequenos pacotinhos, que ficarão bem acondicionadas em colmeias.

Se você acredita que a opção do uso de colmeias poderá facilitar sua vida, agora é só escolher o material de sua preferência. Podem ser encontradas em TNT, plástico cristalizado e algodão cru. Mas seja qual for a opção escolhida, com certeza seus armários ficarão organizados e bem cuidados.
Faça um levantamento dos itens que você pretende armazenar nelas para definir qual o tamanho e quantidade necessários.
Organização não é luxo, é qualidade de vida.
Quer mais soluções para organização de gavetas? Veja outros artigos.
Já conhece meu Instagram? Acesse e fique por dentro de dicas diárias de organização.